Você já ouviu falar na
Lei Geral de Proteção de Dados
LGPD?
Clínicas Radiológicas lidam diretamente diversos dados sensíveis de profissionais e pacientes: nomes, imagens e outras informações pessoais.
A responsabilidade e ética na tratativa desses dados não é novidade. Sempre houve a preocupação com relação a jurisprudência na área da saúde, em especial da odontologia, quando falamos da arcada dentária como uma das formas definitivas de identificação pessoal.
Agora, com a LGPD, essas pautas entram novamente em questão, agora com especificações e mecanismos bem claros, amparados pela transformação digital em que vivemos.
Você e a sua empresa já estão adaptados a todas as mudanças impostas pela LGPD?
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O que é a LPGD?
Aprovada em 2018, a Lei Geral de Proteção de Dados
(Lei nº 13.709/2018 alterada pela Lei nº 13.853/2019) começou a valer em agosto de 2020, com as possíveis sanções administrativas sendo adiadas para começar a valer 12 meses depois.
A Lei foi criada para regulamentar o tratamento de dados pessoais geridos por pessoa física ou jurídica, tanto no offline quanto no digital. Seus artigos definem o que são esses “dados pessoais”, explicando em detalhes os cuidados necessários, estabelecendo regras e os limites para armazenamento e utilização.
Por que se adequar?
A Autoridade Nacional de Proteção de Dados ANDP é o órgão responsável por fiscalizar o cumprimento da LGPD. Caso a empresa descumpra as medidas, poderá:
• Receber uma advertência, indicando o prazo para
resolução das correções.
• Pagar multa de até 2% do faturamento da
pessoa jurídica.
• Ser impedido no exercício total ou parcial das
atividades relacionadas ao tratamento de dados.
Transparência com o paciente
A sua empresa é responsável por estabelecer uma relação de confiança com dentistas e pacientes, explicitando como e por quem os dados são geridos, transmitindo confiança de que as informações não serão utilizadas para outros fins que não esteja previsto em lei.
O Studio 3 e o iDoc, sistemas desenvolvidos pela Radio Memory, são as ferramentas responsáveis por te ajudar nessa relação de confiança, uma vez que a troca de informações acontece de forma digital, em ambientes seguros e homologados.
Entenda como:
• Controle de usuários e níveis de acesso;
• Registro de logs e históricos de acesso e compartilhamento;
• Criptografia de ponta a ponta para distribuição e armazenamento;
• Recursos de comunicação para facilitar a interação entre as partes;